Com a chegada do verão, a preocupação é grande em relação ao corpo. Academias e clínicas especializadas em estética são os alvos principais de quem quer chegar à praia em condições de não fazer feio. Mas, apesar de alguns tratamentos estéticos serem muito conhecidos do público em geral, se conduzidos por profissionais não preparados podem acarretar danos a quem só quer ficar mais bonita. No caso da drenagem linfática, por exemplo, o menor deles é o tratamento não surtir efeito. “Se a massagem for feita com força, com vigor, lesa os vasos linfáticos, causa dor e pode gera hematomas”, diz a fisioterapeuta Lorice Issa Miguel, especialista com 14 anos de trabalho na área de fisioterapia estética e que cuida de várias estrelas conhecidas do meio artístico e top models internacionais.
Atualmente, é comum profissionais realizarem a drenagem linfática em condições precárias, em salões de cabeleireiros e clínicas de estética não coordenadas por profissionais da área médica. Além do tratamento não ser satisfatório, o paciente pode ser iludido com falsas promessas de resultados fora da realidade. “A Drenagem Linfática Medical é indispensável no tratamento do processo patológico da lipodistrofia ginóide (celulite), mas ela precisa ser combinada a outros métodos para que o tratamento surta o efeito esperado”, afirma a fisioterapeuta.
Lorice explica que a cada ano surgem novos tratamentos estéticos e aparelhos de eletroterapia, técnicas de massagens, um arsenal de cosmecêuticos (cosméticos associados a princípios ativos) e paths adesivos que servem como coadjuvantes no tratamento, mas todos esses recursos podem ser utilizados de forma incorreta se o profissional não tiver conhecimento da afecção, ou seja, das formas clínicas da celulite e seus estágios.A celulite pode se classificar em três formas clínicas e, a partir da avaliação do paciente, pode-se decidir pela melhor terapia, dependendo do estágio em que se encontra a lesão. “É indispensável termos um amplo conhecimento da área para podemos desenvolver novas pesquisas, estudando e aprofundando cada tópico terapêutico, para constatarmos os reais efeitos fisiológicos das diversas formas de aplicação de cada modalidade terapêutica, suas indicações e contra-indicações. Podemos, assim, escolher o recurso terapêutico para cada caso em particular”, diz Lorice. Segundo a especialista, a celulite deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar sintonizada com as necessidades individuais de cada paciente para que ele chegue a um estágio da afecção com um aspecto mais próximo da normalidade.
Lorice Issa Miguel atende cerca de 100 pacientes por semana em sua clínica especializada, no Itaim. É graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, tem atuação clínica nas áreas de fisioterapia dermato-funcional, pré e prós da cirurgia estética-reparadora, pós-operatório da cirurgia de mastectomia e também a gestantes. Pós-graduada em Dermato-Funcional pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, é também membro da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Dermato-Funcional, especialista em Drenagem Linfática Medical pela Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica, em curso ministrado pelo Dr. Leduc, uma das principais autoridades médicas no assunto. O telefone da clínica é (11) 3079.0925